4.6.09

Sapucaia tem Farmácia Popular de novo

A população de Sapucaia do Sul passa a contar novamente com os serviços da Farmácia Popular do Brasil, que permite o acesso a medicamentos considerados essenciais a preço de custo. O prefeito Vilmar Ballin (PT) reinaugurou ontem, 3 de junho, a nova sede da farmácia, que fica na rua Laurentino Juliano, 25, esquina com Manoel Serafim, Centro. A Farmácia foi desativada pela administração passada, deixando cerca de 800 pessoas mensalmente sem atendimento.

As reformas e adequações, feitas conforme as exigências da FIOCRUZ, custaram mais de R$ 50 mil e foram todas feitas com os recursos do município. De acordo com o prefeito, a farmácia popular é uma conquista do povo de Sapucaia e que foi retirada de maneira irresponsável da comunidade que necessita comprar medicamentos com freqüência. “Estar com a Farmácia Popular de portas abertas novamente significa oferecer a população uma alternativa para a aquisição de medicamentos a preços de custo. Estamos cumprindo o compromisso assumido e entregando novamente esse instrumento de apoio a população sapucaiense, que permite a continuidade do tratamento de saúde”, observa Ballin.

O secretário de Saúde, José Wink, lembrou que a Farmácia popular é um meio democrático de acesso a medicação, pois qualquer cidadão pode comprar medicamentos. “A única condição para a aquisição é a apresentação de uma receita médica, medida para evitar a automedicação”.

Para a dona de casa Nice Oliveira, 66 anos, a retomada do atendimento na farmácia é uma alegria, pois permite a compra de medicamentos mais fácil e barato. Outro usuário satisfeito é o aposentado Francisco Breno Dornelles, 63 anos, que diz que sempre comprou na farmácia popular e enfrentou grande dificuldade no período em que esteve fechada.

Mais de 100 medicamentos a preço de custo

A Farmácia oferece 107 tipos de medicações de atenção básica, que atendem cerca de 80% das doenças mais comuns, como diabetes, colesterol e hipertensão. A nova sede da farmácia está próxima ao centro, permitindo acesso facilitado da população dos mais variados bairros da cidade.

O local possui sala de espera e de atendimento, banheiros adaptados para portadores de deficiência, sala de expediente e depósito. O atendimento à população será realizado por nove funcionários, sendo dois farmacêuticos e sete atendentes. A previsão de atendimento no local é de 200 pessoas por dia.

É importante destacar ainda que a Farmácia Popular não tem nada a ver com a Farmácia Municipal, que continua atendendo normalmente a população carente com a distribuição de medicamentos de forma gratuita.

Informou a PREFEITURA DE SAPUCAIA DO SUL
Secretaria Geral de Governo – Diretoria de Comunicação SocialJustificar
Contato: 3474-2111 r. 279 / fax r. 229 / 9281.6786

Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Contador de visitas